Dicas da Toscana {meu roteiro}

Como assim eu ainda não tinha feito esse post? Quem me conhece sabe o quanto eu amo escrever sobre viagens e desde que fui para a Toscana em março esse era o post que mais queria ter feito e sabe-se lá porque eu acabei esquecendo completamente dele. Hoje, revendo algumas fotos minhas é que me dei conta disso e nem pensei duas vezes: tô aqui com o maior carinho e toda minha atenção tentando lembrar de tudo para poder contar para vocês!

Bom, a Toscana já é de se esperar que seja incrível! Sabe aquelas imagens lindas que todo mundo um dia já viu com fileiras de ciprestes no alto da montanha e no final uma casinha no cume do morro?Pois é, ela existe e toda hora você dá de cara com esse cenário quando está rodando por lá! Tem ainda as cidades medievais que ficam bem  no alto de uma montanha e de repente você faz uma curva na estrada e ela pula na sua frente, com todo seu esplendor e sua história. Bom, as sensações que uma viagem provoca em uma pessoa é bem singular e individual, depende de cada um, de sua bagagem (cultural e emocional), do que cada um gosta e se emociona, e para mim, de forma muito particular, a Toscana me pegou de jeito! Tanto que essa não foi minha primeira vez por lá, eu amei tanto que quis voltar. E se Deus quiser (e Ele vai querer) ainda volto outras vezes!

Acho indescritível o amanhecer e os fins de tarde por lá! Mais uma vez acho que isso é bem subjetivo, algumas pessoas vão à Toscana e podem ter achado lindo e ok, mas para mim, aquilo é uma catarse, um show, algo que fica na minha memória para sempre. Tô aqui escrevendo e me deliciando com todas as sensações que tive por lá e reviver as viagens é mais uma forma de viajar não é? - Vamos ao que interessa (porque eu tô muito sensível hoje e adorando escrever sobre sentimentos, ao invés de coisa!). A Toscana linda e sonhada por todos tem um lugar exato para ser achada e é no Val d'Orcia! Sim, se você quer dar de cara com todos os retratos da Toscana que um dia você viu e sonhou conhecer, pegue seu carro e rume para essa região. Lá a Toscana é mais Toscana.

Lembram que eu contei aqui que fiquei hospedada no Castiglione Del Bosco, então, ele fica nesse miolinho e todos os dias (dessa vez fiquei 3 noites) nós pegávamos o carro e íamos visitar as cidadezinhas próximas, que compõem o Val d'Orcia e são as mais lindas da vida. Vou nesse post citar alguma cidades que visitei. Todas são próxima. O ideal é cada dia fazer umas duas ou três. Elas são super pequenas, o gostoso é andar nas ruazinhas milenares, tomar um sorvete, parar para almoçar, beber muito vinho, entrar nas lojinhas.... enfim, não gosto de programação e horários para viajar, ainda mais sendo na Toscana, o gostoso é ir e se deixar levar.....



Mas vamos lá! Essas são as cidades que (eu acho) que não podem deixar de serem vistas:

Pienza: um caso de amor!Porque ela é linda, é produtora do queijo pecorino (e você deve comer as várias modalidades dele por lá, é feito do leite da ovelha), porque foi dela que saiu o Papa Pio II e é patrimônio cultural da Unesco. Para mim,  must go total. Os empórios que tem na via principal são imperdíveis para comprar azeites, massa......

Montalcino: ser produtora do Brunello di Montalcino (um dos melhores tintos do mundo) já é uma super razão para ir à essa mini cidade, mas Montalcino é mais do que isso: é charmosa, é minúscula, tem restaurantes deliciosos e sim, você vai tomar muito vinho e comprar vários Brunellos para trazer para casa. É imperdível. Já fui lá no almoço e é super agradável almoçar com as belas vistas que temos lá de cima e já fui também para o jantar, quando a cidade já está dormindo e a gente ouve o silêncio. É impressionante.

Montepulciano: Mais uma cidade no alto de uma montanha e inteira de vielas estreitas e íngremes para subir. Eu amo!Para compensar o cansaço dessas caminhadas puxadas tomei vários sorvetes por Montepulciano (são uma delícia, como qualquer gelato na Itália é). Os vinhos Nobile di Montepulciano também são uma delícia, beba por lá e traga alguns para o Brasil. Não deixe de ver as lojinhas estilo papelaria que são a coisa mais linda da vida!Comprei vários álbuns, cartões...tudo feito à mão, um charme!

San Quirico d'Orcia: cidade minúscula e próxima a Pienza. O caminho para chegar até ela é de chorar de tão lindo. Vale à pena.

Bagno Vignoni:Fica super próxima de San Quirico e é muito famosa por sua fonte de água termal natural de origem vulcânica. É uma cidade pitoresca, que fica bem no alto e tem uma vista linda da região. É super rápida a visita por lá, mas gostei de ter ido e indico!Tem muitos achados arqueológicos dos tempos do etruscos e romanos.

Montichiello: Vila medieval, super pequenininha, pouquíssimos habitantes (de novo aqui dava para se escutar o silêncio!E olha que era pela manhã quando estive lá!). Próxima à Pienza. Vale parar o carro fora das muralhas da cidade (a maioria na Toscana funciona assim) e se perder por esse lugar. A sensação de que o tempo parou por lá é indescritível. Fico pensando também em tudo que já aconteceu nessas cidades, tanta história, tantas vidas.....


                                                         {o anoitecer na Toscana}


{ essas estradinhas lindas....}


Em todas as cidades visitadas: Duomo, praça principal, as ruazinhas.....tudo vale à pena ser visto e vivido. A arquitetura dessas vilas são antiquíssimas, as ruas são vazias, as pessoas tem uma qualidade de vida que com certeza vão fazer elas viverem 100 anos: comem  bem, vivem bem, não tem stress, não tem trânsito, não tem gritaria!







 Os queijos de Pienza! Quem aí também ama o pecorino? Então quando for lá não pode deixar de experimentar vários tipos!


{Cenas na Toscana}


Álbum que comprei em Montepulciano, as lojinhas de papelaria de lá são alucinantes!


Sempre com um sorvete na mão, que é para não perder o costume!



As ruazinhas são sempre assim: calmas, vazias, com lojinhas para entrar, empórios....




No próximo post vou falar dos restaurantes que fui e amei!
Espero que gostem do post, fiz com todo carinho!

Marcadores: ,